domingo, 30 de março de 2008

Debate sobre Cotas e Inclusão Social


A coordenação da AMOVITA esteve presente no debate sobre Cotas e Inclusão social promovida pelo IPA (Instituto Porto Alegre). Neste debate estiveram a Universidade de São Carlos, São Paulo (UFSCAR) e o Senador Paulo Paim.

Na UFSCAR as cotas aumentam gradativamente ano a ano até atingir, em 2017, os 50%. Neste ano de 2017 será feita uma reavaliação com a possibilidade de aumento ou não deste percentual. A UFSCAR também busca ações mais efetivas para a permanência do cotista.
O Senador Paulo Paim trouxe uma contribuição especial em relação à política de inclusão social, tendo em vista ser de sua autoria o Projeto Estatuto da Igualdade Racial, que tramita no congresso.

Outra experiência relatada foi a do próprio IPA, que tem há alguns anos uma política muito forte de inclusão social por bolsas de estudo, beneficiando o Movimento Negro, Indígena e também movimentos sociais como a Via Campesina, entre outros.
Muito interessante foi a intervenção de um estudante e membro da Via Campesina que ressaltou a necessidade do IPA abrir vagas também para o movimento comunitário, ou seja, para aqueles que fazem o trabalho de formiguinha.

Nós, da Associação, já estamos discutindo formas de buscar a inclusão de nossos jovens na universidade. Seja através de encaminhamento a cursinhos populares, orientação sobre o PROUNI ou mesmo bolsas de estudo. Neste sentido, iremos procurar o IPA para propor uma aproximação e talvez uma parceria.

Nenhum comentário: