terça-feira, 10 de março de 2009

Orla Pública é para toda à Cidade

A Diretoria da AMOVITA participou da Audiência Pública, que debateu o projeto Pontal do Estaleiro, realizada pela Câmara Municipal da cidade. Na Audiência a maioria da população manifestou que deseja a Orla do Guaíba pública e para todos os moradores da Cidade.

O projeto prevê a privatização da orla, fazendo com que poucos e os mais abonados sejam donos da orla do Guaíba, podendo assim construir condomínios particulares na beira de nosso lindo Guaíba. Se for aprovado o projeto, a população de Porto Alegre perde o direito de desfrutar da beleza natural do Guaíba: uma mateada, um chimarrão e um bate papo ao pôr do sol, serão coisas do passado.

Chama atenção que na década de 90 a prefeitura de de Porto Alegre já havia decidido sobre os rumos da orla. Naquela ocasião, foram retirados os moradores da antiga vila Cai-cai, que moravam com suas famílias naquelas margens. Agora, passados mais de 10 anos, a iniciativa privada e alguns vereadores da direita acham que a Orla pode ser ocupada por ricos e poderosos, mas não por pobres desprovidos. É o modelo da higienização social; sorrateiro, desigual e covarde.

A ampla maioria dos participantes, que representavam inúmeras entidades disseram, não ao projeto. Fique atento. Orla pública é para todos!


______________________________________________________________

Um comentário:

Anônimo disse...

Cabe lembrar que que esta sendo violada ou alterada uma das normas do Plano Diretor, que restringia construções na orla do Guaíba, se isto esta sendo modificado para privilegiar um grupo empresarial, o que garante que a partir deste precedente não se modifiquem outras coisas para continuar com os privilegios aos mais poderosos?^Quem garante que a prefeitura ira em tempo hábil,são apenas 120 dias, realizar a consulta popular? Quem garante que a população esteja realmente por dentro do esta mudança pode acarretar?
Jane Brochado