domingo, 5 de abril de 2009

Comunidade da São Judas se mobiliza por PSF


.

Em busca de qualificação para nossa comunidade, estamos agora empenhados em voltarmos a ter atendimento em saúde dentro da vila.

Por quase dez anos fomos atendidos no que é hoje o Centro Social Irmão Donato, em parceria com a Associação de Moradores.

Infelizmente em razão de mudanças na legislação, a USBEE (Mantenedora do Centro Social) ficou impedida de continuar a oferecer este serviço e a comunidade, sempre mobilizada, foi buscar no Orçamento Participativo o seu direito à Saúde Pública e de qualidade. Dessa maneira a demanda de PSF para a Vila São Judas Tadeu ficou em primeiro lugar em saúde na Região Partenon em 2008.

Procuramos parcerias para agilizar uma forma de nossas necessidades serem contempladas. Iniciamos, então, em paralelo ao processo do OP, negociações com a USBEE, conversando com o Irmão Luciano, com o Conselho Distrital do Partenon na pessoa da Sra.Eliane Paim, assim como com a Coordenação de Saúde Municipal em nossa região, através da Dra. Cristiane.


Importante saber que a comunidade já possui um prédio onde pode ser instalado o PSF e o resultado destas negociações foi a garantia de que as reformas e adequações necessárias para implantação deste PSF seriam financiadas pela USBEE e o compromisso de todos os envolvidos para que a comunidade seja atendida.


O dia 1º de abril não foi para nós o dia da mentira, foi o dia de apresentarmos para o Conselho Distrital e para alguns membros do Conselho Municipal de Saúde nossa proposta. Saímos de lá muito confiantes de que nossos direitos se farão valer. A comunidade compareceu em peso, dando à nossa diretoria o respaldo que é necessário a todos que representam os movimentos sociais.


O Próximo passo passo a ser dado é apresentarmos ao Conselho Municipal de Saúde a nossa demanda por PSF e a consequente instalação por parte da Prefeitura.


Para isso a comunidade continua mobilizada e na luta para fazer valer os seus direitos.




Nenhum comentário: