terça-feira, 26 de maio de 2009

Escola Técnica Federal: Prefeitura ignora Audiência Pública


Dia 18 de maio o Auditório do Colégio Murialdo lotou, com a comunidade participando em peso da Audiência Pública para debater a instalação da Escola Técnica Federal no Partenon.
A Audiência Pública foi chamada pela Comissão de Educação da Câmara de Vereadores e da Câmara dos Deputados. Estiveram presentes os Vereadores DJ Cássia, Flecha Negra e Aldacir Olibone; o Dep. Est. Adão Villaverde e a Deputada Federal Maria do Rosário, além da Comissão Pró-Escola Técnica.

O grande fato negativo foi a ausência de representantes da Prefeitura Municipal, que apesar de ter sido convidada, não se manifestou. Mais uma vez a prefeitura demostra o descaso com que trata a comunidade da nossa região.

Que a prefeitura nunca mande reprsentantes nas reuniões do FROP, já estamos acostumados. Mas, numa Audiência Pública chamada pela Câmara de Vereadores e Câmara Federal, com participação massiva da comunidade, aí já é um profundo desrespeito!

O Governo Federal tem reservado recursos para ampliação da Escola Técnica que hoje funciona junto a UFRGS, mas sem espaço para ampliação. Por isso é necessário uma mudança de local, e o Partenon tem uma área com as dimensões necessárias e que está sem uso.

O projeto da nova Escola inclui novos cursos , além de EJA e integração com a comunidade. Seria um ótimo investimento para toda a região, mas o governo municipal parece que não tem interesse quando o assunto é Educação. A verba existe, a direção da Escola Técnica afirma que a área é ideal.

A Prefeitura não irá desembolsar um centavo, apenas tem de liberar a área, mas se faz de morta!

Como a Prefeitura não veio à comunidade, iremos até ela. Dia 4 de junho está marcada uma mobilização em frente ao Paço Municipal.


Um comentário:

Dani disse...

Ignorar demandas da população, principalmente das periferias, é típico da gestão Fogaça - PMDB, PTB, PPS, PP (é bom que se diga!!). É incrível como eles conseguem fazer uma discurseba sobre a importância da democracia participativa e decidirem tudo nos gabinetes! O OP, por exemplo, não decide mais nada, é pura fachada!

Acho que teremos de fazer muita mobilização para conseguirmos a Escola Técnica no Partenon.