terça-feira, 30 de junho de 2009

ONG XAMA descumpre acordo e abandona Pré vestibular


Quando conhecemos o grupo da ONG Xama, no início do ano, pensávamos se tratar de uma organização séria e comprometida com a educação popular. Neste sentido, fizemos um acordo e demos início ao pré-vestibular popular, na nossa sede.


Nesse acordo, a AMOVITA entrou apenas com o espaço físico, sendo o curso pré-vestibular de TOTAL responsabilidade do Xama. O acordo foi também que os alunos atendidos seriam prioritariamente da Vila São Judas Tadeu e da região.


O Curso teve uma ótima aceitação. Foram mais de 50 pessoas que se inscreveram e começaram a participar do projeto. Mas, infelizmente, logo começaram os problemas: falta de professores, autoritarismo da coordenação da ONG Xama, desrespeito com os alunos, preconceito de classe, entre outras reclamações que chegaram até a coordenação de nossa Associação.


Para tentarmos evitar o abandono completo dos alunos (por último já eram menos de 10) propomos que todas as pessoas envolvidas com o pré vestibular (alunos, professores, coordenações) respondessem um questionário de avaliação do curso, que seria elaborado, em conjunto, pelo Xama e AMOVITA.


Mas, estranhamente, antes que os questionários fossem aplicados, o curso foi encerrado. Sendo que a coordenação da AMOVITA foi comunicada por telefone e sem nenhuma explicação.


Tentamos de todas as maneiras uma reunião com a ONG Xama, mas sempre havia um motivo para adiar a reunião entre as coordenações.


A Associação de Moradores da Vila São Judas Tadeu lamenta profundamente a atitude tomada pelo Xama, principalmente o prejuízo causado a todos as pessoas que acreditaram estarem participando de um projeto sério e que agora terão que procurar outras alternativas de cursinhos populares.


A Associação está providenciando para que os moradores da comunidade que freqüentavam o curso sejam encaminhados a outro cursinho popular.








Nenhum comentário: