terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Seminário propõe diretrizes para qualificação da Vila São Judas

Dia 4 de dezembro a comunidade da Vila São Judas recebeu o então futuro Secretário de Habitação do Rio Grande do Sul, Marcel Frisson para debater um Projeto Habitacional e de Regularização Fundiária. Betânia Alfonsin, advogada e urbanista, Roberto Oliveira, presisdente da AMOVITA e Fernando, do NatBrasil também contribuíram no debate.



A comunidade comparceu em peso para ouvir e dizer que Vila São Judas queremos. Também participaram entidades que atuam e apoiam as lutas, como a Acesso, o Saju, a AGB (Associação Brasileira de Geógrafos). O deputado Raul Carrion, do Pc do B, também expressou seu apoio.



A proposta de nossa comunidade é que para além da ideia de Urbanização, seja construído de forma coletiva e participativa, um Projeto Habitacional para as quase 700 famílias que compõem nossa Vila. Entendemos que é necessário iniciar a qualificação e a regularização pela melhoria das moradias mais precárias, para depois abrir ruas, por exemplo.

Outro encaminhamento importante foi o de verificar qual a situação fundiária dos comércios localizados na Av. Ipiranga, pois muitas delas ocupam áreas públicas. Estes comércios são conhecidas como "picaretas". Frisson se comprometeu em verificar, tendo em vista que as áreas públicas só podem ser ocupadas e regularizadas para fim de moradia social. A AMOVITA se comprometeu em iniciar um grupo de investigação sobre estas situações juntamente com as entidades que contribuem com as lutas da São Judas.

Todas as fotos, acesse aqui.

Nenhum comentário: