quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

AMOVITA participará de Curso de Bioconstrução

.
A AMOVITA estará presente com um representante no Curso de Bioconstrução promovido pelas ONGs CaSa TieRRa e ECOnsciência .


cuRSo de BioconsTRUçãono caRnaVal
de 4 à 8 de maRço de 2011

Hoje temos visto cada vez mais, mega obras de infraestrutura de alto custo, para tentar solucionar o problema dos assentamentos humanos, executadas geralmente por grandes empreiteiras. Acreditamos que as soluções devam ser locais, acessíveis e de baixo custo, valorizando as relações de troca e os conhecimentos tradicionais e locais, com respeito à natureza.

A proposta do curso de bioconstrução é apresentar técnicas de construções mais sustentáveis, praticando-as do contexto urbano ao rural de Porto Alegre. Partindo do contexto da cidade consolidada, conheceremos soluções em pequena escala, como do espaço CasaNAT, (centro de referência para edificações sustentáveis no meio urbano) e também no Sítio Recanto das Pedras, na Lomba do Pinheiro, borda entre o urbano e o rural, espaço de moradia, produção e educação ambiental. Seguimos adentrando o rural, no sítio Capororoca, no Lami, espaço de agroecologia, agroindústria, turismo rural e pesquisa. E daí para o Espaço de Conservação Econsciência, situado no Morro São Pedro, em área de Mata Atlântica, ambas localizadas dentro do cinturão verde de Porto Alegre, que, como metrópole, sente os efeitos da expansão desordenada desse modelo globalizado de desenvolvimento. O curso propõe ferramentas e técnicas que possibilitem um olhar crítico e um uso mais sustentável deste espaço.

Para ver a programação completa clique aqui

.

Nenhum comentário: