segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Comunidade luta contra projeto de expansão da PUC



Ameaça de despejo de 80 famílias que moram na Rua Nelson Duarte Brochado, Vila São Judas Tadeu, região Partenon ainda paira sobre os moradores da comunidade.

Mantendo a mobilização, no dia 7 de fevereiro os moradores participaram, em grande número, de uma Audiência Pública na Assembléia Legislativa, junto à Subcomissão de Habitação Popular e Regularização Fundiária para tratar do Projeto de expansão da PUC-RS, que prevê o alargamento da Rua Nelson Duarte Brochado e a conseqüente retirada de 80 famílias. Estiveram presentes as Secretarias Municipais de Governança Local (SMCPGL) e do Meio Ambiente (SMAM), a Secretaria Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEHADUR), a União das Associações de Moradores, o Ministério Público, a Defensoria Pública, vereadores, lideranças comunitárias, entre outros.

Os encaminhamentos acordados pelos representantes reforçaram a garantia da permanência das 80 famílias. Uma das medidas encaminhadas foi que a Prefeitura rejeite formalmente o projeto da PUC-RS e solicite a Universidade uma alternativa para a melhoria da circulação viária na região e que refaça o Plano Diretor do seu campus, no qual consta o alargamento da rua.

No entanto, mesmo com a assinatura na ata de todos os representantes das instituições públicas que estavam na reunião da Subcomissão, a comunidade ainda não tem a garantia formal da PUC-RS e pela Prefeitura das medidas acordadas. Diante disso, a mobilização da comunidade continua.

4 comentários:

Loreni Oliveira disse...

Esse projeto da PUC vai "morrer na casca", porque eles estão começando a conhecer a força da união dos moradores da Vila sâo Judas. E para os que pensaram que por sermos moradores de vila, somos ignorantes e fáceis de manipular, mandando-nos pra onde quiserem, eu digo que se enganaram feio. Este espaço é nosso e sabemos lutar por ele!!

jane brochado disse...

Fico muito orgulhosa de pertencer a essa comunidade que tem em suas entranhas a força de lutar por seus direitos.Fico muito mais feliz quando ouço outras vozes se unirem as nossas, quando percebo que a nossa luta serve de exemplo para que outras comunidades ,que passam por problemas como nós,sintam-se fortalecidas para enfrentar os poderosos e a tirania que se acerca sempre dos menos favorecidos.Não desistir jamais, este é o nosso lema.
Parabéns pelo pioneirismo.

Guilherme disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme disse...

Toma PUC!!!!
Ninguém mandou tirar os moradores da Vila pra ignorantes!!!
Da próxima vez, procure a comunidade para dialogar antes de protocolar qualquer pedido que interfira no nosso espaço tá?
Até pra não gastar dinheiro da "Pilantropia" duas vezes!!!!!!
Dalhe comunidade!!!!
A vitória é nossa!!!!
Não ao FOGAÇA, que tava de conluio com a PUC!!!!
Se não fosse a comunidade brigar pelos seus direitos, juntamente com os apoiadores dessa luta, a prefeitura não brigaria e faria tudo que a PUC queria, como já tava tudinho desenhado.
Bando de sínicos!!!!!
Foi só apertar o FOGAÇA um pouquinho que ele saltou fora e fez a PUC recuar.
Agora, a prefeitura e sua turma, vão querer fazer demagogia eleitoral com isso dizendo que estavam do lado da comunidade.
ahhhhh páááááááára meu!!!!
Cuidado com eles pessoal!!!!
Não ao preconceito e a ganancia dos poderosos!!!