domingo, 23 de novembro de 2008

Semana da Consciência Negra: AMOVITA Presente!


Este mês alguns brasileiros pararam para refletir sobre os negros e sua importância no desenvolvimento de nosso país.

Alguns brasileiros dizem que este momento de reflexão é uma super valorização do que aconteceu aos negros. Pessoas que se colocam contra o direito dos negros de serem iguais aos demais cidadãos e relembrarem seus feitos, seus heróis, suas derrotas e vitórias, tão importante que são estas lembranças para o crescimento de todos nós.

Os alemães, os portugueses, os chineses, os índios, enfim, toda esta gama de etnias que povoam o nosso país cultua suas lembranças, fazem festas para relembrar seus feitos ou mesmo se reúnem para celebrar seus mortos, como os judeus que sofreram tanto e que fizeram deste sofrimento um grito de alerta contra a discriminação.

Pensando desta forma a AMOVITA também se uniu ao coro das pessoas que lutam pela igualdade de direitos plena e promoveu alguns encontros para refletirmos sobre os negros e sua história, sua cultura, sua alegria, tão peculiar deste povo.

Recebemos em nossa sede o Grupo Alvo, um grupo que trabalha com o resgate da meninada através da cultura da periferia, incentivada pelo Jean, o W Negro e o Urso. A gurizada do Nacional Break deu um verdadeiro show de dança de rua, esperamos poder contar com eles novamente.

Recebemos também a cantora de Samba de Raiz, Helena Machado acompanhada pelo Grupo Formados na Hora, composto dos meninos aqui da Vila e que também não deixaram por menos e apresentaram um belíssimo espetáculo.

Além destas atividades, ainda tivemos uma mostra de cinema social com o filme "A Zona do Crime". E, infelizmente, por falta de estrutura, deixamos de apresentar a palestra sobre Violência Doméstica, que seria dada pela Ong Maria Mulher, que atua na região Cruzeiro, mas não faltarão oportunidades para nos reunirmos e refletirmos melhor.

O ponta-pé inicial foi dado, cabe a toda a comunidade, negra, branca ou amarela dar prosseguimento ao jogo.

Muito obrigado a todos e todas que colaboraram para que estas atividades acontecessem.

Nenhum comentário: