quinta-feira, 16 de abril de 2009

FESTA: 2 ANOS DE RESISTÊNCIA OCUPAÇÃO 20 DE NOVEMBRO

O MNLM está de parabéns pela brava resistência nesses tempos de retrocesso político em nosso estado e também na capital.

R
eproduzimos aqui o convite recebido para a festa. Infelizmente não poderemos estar presentes, nesta noite temos marcada uma confraternização (churras) entre a coordenação da AMOVITA.

Fica o nosso abraço fraterno!

O Movimento Nacional de Luta pela Moradia convida para a Festa de 2 anos de Resistência da Ocupação 20 de Novembro.
No último dia 23 de março completou 2 anos que as famílias que ocuparam o prédio usado pelo PCC no centro de Porto Alegre foram despejadas em uma mega operação que mobilizou centenas de policiais e comoveu a cidade.

DATA: 17/04/09
HORÁRIO: 21h
LOCAL: Bistrô da Companhia de Arte (Andradas 1780)

21h - Exibição de vídeos e roda de conversa
- Ato de fundação da COOPERATIVA 20 DE NOVEMBRO
22h. FESTA
-Mano Klaiton
- Alvo do Sistema
- DN MC e Guetto Angels
- Dj Goró

VISITE NOSSO BLOG: ocupacao20denovembro.blogspot.com

E-MAIL: ocupacao20denovembro_mnlm@yahoo.com.br

COOPERATIVA 20 DE NOVEMBRO:
(51) 9135 4430

BREVE HISTÓRICO DA OCUPAÇÃO 20 DE NOVEMBRO

No dia 20 DE NOVEMBRO DE 2006 o Movimento Nacional de Luta pela Moradia-MNLM ocupou, pela segunda vez, o prédio situado na esquina da Avenida Mauá com a caldas Junior no centro de Porto Alegre e denunciou seu uso pelo crime organizado (PCC) e a especulação imobiliária de que é fruto.

O prédio construído pelo antigo Banco Nacional de Habitação, foi comprado pelo atual proprietário por 600 mil, revendido ao PCC por 1 milhão e 200 mil, retornou ao proprietário e está a venda pelo dobro do preço que foi comprado.


2 ANOS E MEIO DEPOIS O PRÉDIO EM QUESTÃO CONTINUA A NÃO CUMPRIR NENHUMA FUNÇÃO SOCIAL!


A ocupação 20 de Novembro tornou-se referência nacional e internacional no debate do uso de imóveis no meio urbano para fins ilícitos e sua reversão para moradia de interesse social. Além disto o despejo das 36 famílias que residiram no prédio por 4 meses, causou comoção e revolta pelo enorme contingente policial que foi utilizado (CERCA DE 300 POLICIAIS).

Desde 23 DE MARÇO DE 2007 as famílias do MNLM encontram-se assentadas provisoriamente em área pública na Avenida Padre Cacique. A área em questão vem sendo negociada pela prefeitura de POA com o Internacional que tem um mega projeto para o local.


Atualmente, funciona no assentamento a COOPERATIVA 20 DE NOVEMBRO, que possui núcleos de serigrafia e comunicação, artesanato, serralheria, padaria, alimentação e prestação de serviços.



OCUPAR, RESISTIR PRA MORAR!!!

Nenhum comentário: